quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bom dia Hipócrates


Cruzo-me quase todos os dias com Hipócrates através das palavras que o mantêm vivo e que estão gravadas na parede às portas da Faculdade de Medicina de Lisboa. Guardo uns segundos para parar e reler excertos do juramento que legou e que continua vivo na voz dos médicos quando começam a exercer. O filósofo que defendeu que todo o corpo traz em si elementos para a sua própria recuperação faz-me parar na herança que deixou quando defendeu que "o conhecimento do corpo só é possível a partir do conhecimento do homem como um todo". Tenho a sorte de me cruzar todos os dias com histórias de pessoas, doentes que estão internados, muitas vezes em macas, nos corredores mas que são tratados por médicos, enfermeiros e assistentes com um grande profissionalismo, ética e dignidade. Gosto particularmente da Madalena, uma jovem médica que me mostra a medicina com lentes cheias de futuro. Nos sapatos traz cores pintadas nos atacadores e a cada vez que me cruzo com ela devolve-me um sorriso. Olha nos olhos, nos nossos e nos dos doentes e tem um tom de voz particular, geneticamente generoso. Madalena desdobra-se nos cuidados que presta aos seus doentes e fala-me das hipóteses que investiga para o futuro. Num lugar e num espaço onde muitos andam absorvidos nas suas dúvidas, com cadernos carregados de perguntas, anotações, comentários, Madalena entusiasma-se quando trocamos ideias sobre nanoterapias, epigenética. Há médicos que trazem o dom de observar, registar, procurar e curar colado a eles. Madalena destaca-se pelo brilho com que sublinha a análise racional e crítica relativamente ao estado de saúde das populações e também dos males que atingem os próprios técnicos de saúde. É um privilégio cruzar-me com ela, acredito tanto que vou ouvir falar das investigações que tem em curso! Gosto de pessoas e gosto muito, muito de pessoas cheias de perguntas como ela. Quando me cruzo com Hipócrates volta e meia comento baixinho detalhes das minhas conversas com esta médica. Confidencio-lhe: tens discípulos de excelência filósofo! Esta menina vai encher-te de orgulho.

Sem comentários:

Enviar um comentário